17 de abr. de 2014

Eu vejo CORES em você!!!

Gente...nesse “vai e vem” danado da vida, aqui estou de volta outra vez :). Ainda nesse clima gostoso que é a Páscoa, hein? 

Atendendo a alguns pedidos fofos (#euamo) que recebi nestas últimas semanas, bora falar de um assunto que parece muito comum pra gente, mas que na hora de decidir, a dúvida pega (:/)!

Vocês, por acaso, já pararam para imaginar como é que seria a nossa vida hoje em preto e branco? Não, né? Definitivamente, não dá!!! Porque a cor é tudo pra nós :). Ela representa, destaca, define, impacta, indica, influencia...

No mundo de Design de Interiores, geralmente, ela é utilizada a fim de contrastar numa composição, ou seja, dar o toque necessário que vai personalizar e indicar o que significa aquele ambiente. Porém, não basta apenas gostar de cor e aplicá-la de qualquer jeito. É preciso cuidado, porque o uso aleatório pode influenciar de forma negativa aquele espaço.




Ouse-se...

Quase todo mundo já quis ousar na cor, seja numa roupa, numa parede, ou num simples objeto de decoração (sei lá), mas na hora de optar pela cor vibrante, acaba faltando coragem de arriscar, não é mesmo? E isso é natural, porque as cores mais básicas, que chamamos de neutras (tons de areia, bege e marrom) acabam sendo mais fáceis de utilizar e até de (re)utilizar, assim, se a deixarmos de ‘base’ no ambiente, conseguimos mudar todo o restante.




Tudo junto e misturado...

Enjoou da 'mesmice'? Bora partir para a ousadia! Com composições que utilizam cores vizinhas no Círculo de Cores, conseguimos ambientes diferentes e agradáveis, porque as cores utilizadas não permitem a sensação de 'quebra' naquele espaço. Porém, antes de qualquer coisa; avalie, pesquise, estude para que você saia bem-sucedida nesta missão, ok? Olha aí uma das formas de se fazer isso...:). #corévida 


E mesmo que seja para ousar na cor de um móvel ou objeto: cuidado! Porque ali tem todo um espaço envolvido por trás. Pequeno ou grande, com luz natural ou sem. Vários objetos e mobiliários ou poucos. Resumindo, todo o ambiente sofrerá com essa ‘simples’ alteração de cor. 




Por isso, o ideal é uma análise apurada da sua necessidade junto com a técnica de um profissional, para garantir um ambiente agradável e aconchegante. Ou não, se esse não for o seu propósito :).

Vale lembrar também que não é só nas cores que damos a sensação térmica à nossa casa, ao nosso cantinho...Tudo o que você pensar em colocar vai dar um significado àquela composição, como os materiais e revestimentos, presentes nos pisos, nas paredes, nos objetos, nos mobiliários, etc.




























Cinza + Amarelo...que tal?


Estas cores são muito usadas, atualmente, na decoração, inclusive de festas e celebrações. 
Uma dupla dinâmica bem diferente e atraente. Impossível não ser notada! O cinza usado de forma moderada não causa influência no ambiente. Ao contrário do amarelo que dá total energia. Uma combinação perfeita e, por isso, cada vez mais adotada .



Olha que fofa essa ideia! Selecione as fotos que você adora, ou mesmo porta-chaves, como na imagem, compre diferentes molduras vazadas ou porta-retrato em madeira (baratinhos) - a Rua 25 de março tem várias opções - e pinte da(s) cor(es) de sua preferência. Como??? :/ Confira em: http://blog.casashow.com.br

Diante de tudo isso, você pode se perguntar: - E se eu quiser usar somente uma cor? Pode? P-O-D-E. São os ambientes monocromáticos, aqueles em que há predominância de uma cor. Mas todo cuidado é pouco, porque se usado em demasia pode dar ideia de um lugar monótono e, em alguns casos, até de ‘exagerado’.



Curiosidade...

Sabe por que a maior parte das redes de fast food utiliza muito o vermelho?

Porque essa cor significa energia e estimula o apetite. Assim, as pessoas só pensam em comer e sair daquele lugar o mais rápido possível. 

Desta forma, o uso em grande escala na cozinha, principalmente, deve ser evitado. 



Fica a dica...

E se o negócio é colorir mesmo, uma dica bem bacana é ‘brincar’ com os simuladores de cores, existente nos sites das principais marcas de tintas. Lá você consegue, pelo menos, ter uma ideia de como vai ficar o ambiente com a sua cor escolhida, porque eu fico 'meia hora' pra decidir uma cor...rs...Ok! Algumas vezes, estou bem decidida - raras vezes - deve ser coisas do 'Universo Feminino' mesmo...kkkk :) #valeapena

Depois dessas dicas, tenho certeza que você vai se inspirar e se encontrar. Vai querer dar aquela ‘corzinha’ no seu espaço de trabalho ou na sua casa. Vai (re)pensar o espaço que vive, o objeto que vai comprar, a composição que desejar! #euvejocoresemvocê

Fonte (Imagens):
blog.construir.arq.br/oppa.com.br/arquiteturadesaude.wordpress.com/casaadorada.blogspot.com/portobello.com.br/tudonanecessaire.com/estudioviainteriores.blogspot.com/casa.abril.com.br/Uol.com.br/designinnova.blogspot.com/tijolosetecidos.com/búzios.com.br/ pinterest.com