18 de mai. de 2014

Abaixo a parede vazia!

Ao Excelentíssimo Juiz das Ideias do Lar,
 
Venho por meio desta manifestar e reivindicar a não utilização das paredes nas residências brasileiras. Reformando, mobiliando, decorando...Opa, peraí! Para tudo! rsrs...
 
Brincadeiras à parte, trago aqui uma verdade e um costume geral de (quase) todos: o esquecimento das paredes em nossas casas e em nossos ambientes.
 
É muito comum lembramos dos detalhes mais difíceis e mais necessários quando vamos mexer em algo em nossa casa, não é mesmo? Mas quase sempre esquecidas ou ignoradas, as paredes fazem muita diferença na ‘hora H’, pois influenciam de forma significativa numa composição.
 
Elas tem 'mil e uma utilidades', mas vamos ressaltar apenas algumas. Por exemplo, a  delimitação de ambientes, como é o caso da imagem abaixo, onde a madeira foi utilizada para, além de diferenciar o visual das paredes, separar a área da cama com a da bancada de trabalho. Enquanto na imagem subsequente - um quarto de casal - o estilo de "colmeias" feito em madeira aliado a uma paleta de cores suave, garantiu o ar romântico desejado.

 

Agora risquem da cabeça tudo isso que falamos, principalmente, a madeira que nestes casos preencheu os dois ambientes. Não parece que ficou faltando algo? Viu só?
 
Você planeja e pesquisa tudo, investe tempo e dinheiro com a decoração e na hora de dizer o que fazer com aquela ou com outra parede...xiiii...e agora? Apela para uma tinta básica e pronto está finalizado o ambiente? Será?
 
Não que esteja errado usar tintas neutras, muito pelo contrário, em alguns casos se faz necessário para ampliar ambientes e destacar determinados detalhes, mas às vezes “a chave para o seu sucesso” – exageraaada - poderia ter sido aquela sua parede simplesmente deixada 'pra lá'. Já parou pra pensar nisso?
 
Ok, tudo bem! Vamos colocar algo na parede! Hummm...mas o quê? Que tal quadros?
Isso mesmo! Apesar de super convencionais, são os queridinhos na decoração e ajudam muito quando já temos vários elementos e, ainda, dão o toque final ao ambiente, tornando-o mais aconchegante.



Quer algo diferente? Não tem problema!

No lugar de quadros, você pode apostar nas molduras - até em papel de parede - que se expressam por si só. Elas vazias ou não, em diferentes formatos e cores, estão em alta na decoração e podem ser usadas em diversas paredes e ambientes. Escolha a composição que melhor combina com você e aposte sem medo de errar!
 
 

 
Como fazer???
 
Se você não tem a mínima ideia de como começar, tá sem inspiração...fique tranquila! Abaixo trago algumas opções existentes para expor quadros e/ou molduras nas paredes. Lembrando de que para muitos designers e arquitetos, nem sempre cabe a regra, ou seja, você pode fazer do seu jeito.


Então, deixar a parede vazia? Jamais!!! Rs...até porque, hoje em dia, está cada vez mais caro o m² dos imóveis, logo, quanto mais você aproveitar os espaços existentes, melhor. #deolhonobolso
 
Fotos guardadas? Isso é coisa do passado...
 
Além da falta de espaço em guardar trocentas fotos, você vai expor o que há de mais importante em sua vida: momentos especiais e inesquecíveis ao lado de amigos e familiares. #live  

  
E sabe aquela paredezinha que você não sabe o porquê do arquiteto ter colocado-a ali? Além de nada ser por acaso, olha só o que você pode fazer sem grande esforço! Afinal: sempre cabe mais um...detalhe, fofura, família...!

 
Por falar em coisas lindas da vida, que tal esse quadro com moldura vazada e uma espécie de varal com as fotos mais marcantes da sua vida? E, ainda, poder mostrar pra todo mundo? Demais, né? Use a criatividade, solte a imaginação e faça você mesma!

Do seu jeito...
Não sabe o que fazer com aquelas gavetas velhas? Bora reaproveitar! Até mesmo os caixotes de feira podem ser utilizados! Você pode apelar para a forma original destes objetos, usando-os com estilo mais rústico ou dar uma incrementada, personalizando da forma que mais combina com você! Pintando, colando tecidos...sei lá! Inspire-se com estes exemplos:



Ah...sabe aquelas coisinhas só suas que você sempre coloca na pilha dos "jogar fora", mas nunca consegue se livrar delas porque tem um apelo sentimento na sua vida? Aproveite as paredes vazias e faça uma brincadeira com tudo isso!
 
 

O "up" que faltava...

Sentiu a falta deles, olhem eles aqui! Os pratos pendurados viraram tendência na decoração, sem contar o requinte que dão à parede, claro! Se este for o seu estilo, pode apostar sem medo! :)
 


Adora trabalhos manuais? Ótimo! Então, que tal aproveitar essas dicas e fazer algo totalmente personalizado e o melhor sem gastar muito? Charme é apelido! #falasério 
 
 
Um espaço só dela...
 
Com os espaços cada vez mais reduzidos, pensamos 'mil vezes' antes de comprar as coisas, não é mesmo? Imagine, então, uma bicicleta? Rs...você já pode (re)pensar, pois agora dá pra ter um lugar só pra elas. Que tal do lado da porta de entrada, em que geralmente sempre colocamos um aparador? #mudeeinvente
Neste caso, pode usar uma espécie de estrado de cama, pinte da cor desejada, pendure na parede a sua bike e, ainda, pra completar o visual, vale apostar em outros detalhes como móveis, objetos e cores contrastantes pra dar um ar todo charmoso ao ambiente. 
 

Ideias em destaque...

Olha que bacana essa ideia de guardar os livros nos encanamentos expostos? Com este estilo de parede desgastada ficou o máximo, não? E, ainda, por cima aproveita o encontro de ambas as paredes, algo que é muito difícil de se trabalhar. Geralmente, só pensamos em colocar estantes nestes formatos ou vasos com plantas. E se você quiser pode preencher este espaço com quadros também. Fica bem bacana! ;) 

 
Quando falamos em livros, é natural nos remetermos às estantes. E elas também podem ajudar na tarefa de destacar a sua parede. Aposte em modelos nada convencionais que se destacam e, até mesmo, em cores vibrantes, como é o caso do amarelo, que aliado a uma composição harmônica, traz alegria e energia ao ambiente.


Sem regras para eles...
 

Os adesivos! Cada vez mais divertidos, basta uma ideia para eles existirem. Dão um toque todo particular na parede em que são colocados. Podem ser usados onde a sua imaginação permitir, porque hoje eles estão bem atraentes, além de muito fáceis de ser encontrados. Só requer um pouquinho de cuidado na hora da aplicação, pois dependendo do desenho escolhido não é tão simples assim. Fica a dica! ;)

 



















Confira na Revista Minha Casa deste mês, uma matéria sobre eles: http://casa.abril.com.br/materia/10-adesivos-de-parede-que-interagem-com-outros-objetos

Uma verdadeira arte...

Muita gente aposta nas pinturas decorativas ao invés de adesivos. Se você quiser algo mais particular ainda, pode optar sim por elas que, sem 'sombra de dúvida' caracterizam o ambiente, dando sofisticação e personalidade. #euamo


Quer mais? Então, acesse esse blog maravilhoso que vai explicar tudo pra vocês:
Home "Office" Home... 
 
Quando vou fazer um projeto de Home Office, os clientes logo falam: - Lú, acima da mesa...prateleira, né? Rs...Minha resposta: - Não, necessariamente! Porque tudo depende da sua necessidade. Nem sempre você vai precisar de prateleiras se o espaço te proporciona outras opções de guardar objetos de escritório.
 
Muitas vezes, você precisa de algo que agilize o seu dia a dia e contribua para a sua organização. Então, por que não usar a parede acima da bancada de trabalho para isso?
 
 
De forma simples e prática, é possível usar a parede de um jeito que seja a 'cara' do seu escritório ou do que você quiser e, ainda, por cima ser decorativa e funcional. Coisas básicas do Design.   
 
Resumindo, a parede não se restringe somente a objetos que podemos expor, pois existem milhares de opções de materiais e revestimentos no nosso ‘mundão’ afora que conseguimos transformá-las de forma especial, mas isso já daria outro assunto. Oh, se daria! rs...

Aí, vale buscar o estilo que mais combina com você, olhar com carinho pra parede que está pedindo o seu ‘help’ e correr atrás da transformação. Só não esqueça de tirar fotos do antes e do depois da produção que você – ou o seu profissional – fizer, pra comprovar que elas fazem sim toda a diferença! Óbvio que você não vai 'sair por aí' querendo preencher todas as paredes. Como sempre falo aqui todo cuidado é pouco!...Mas usando do bom senso e da expertise, nem sempre elas devem ficar vazias! :)

E caso precisarem de uma ajuda, vocês já sabem, contem comigo!
 
FONTES: www.pinterest.com.br/ www.casavogue.globo.com