27 de fev. de 2015

Uma cor, por favor!

Já dizia o querido Sig Bergamin que pra mudar a casa de forma prática e econômica, bastava investir em uma lata de tinta. E não é que bem assim mesmo? E complemento - com toda a licença no mundo do design e da decoração - que isso refere-se muito a cor, ou seja, o fato de se colorir! 

Imagem daqui

Pra vocês terem ideia, a cor é algo tão importante que todo ano elege-se uma favorita como tendência no mundo e, claro, nos interiores. Particularmente, eu amo cor e sempre quero que ela apareça em algum lugar, quando projeto, por menor que seja.

E tudo isso porque a cor consegue, simplesmente, mudar, renovar e alegrar o visual de modo significativo, mesmo quando são cores claras e mais ainda, quando o assunto é decoração. Não confunda: cor = cor forte! Nem sempre...

Imagem daqui

A cor eleita deste ano pela Pantone é a Marsala.  Basicamente, M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A! É aquela cor que aparece por si só, sabe? Cheia de personalidade e elegância deixa qualquer ‘parede’ boquiaberta.  O bacana é que ela cai bem com quase todo estilo de decoração. Assim, você poderá usá-la em diferentes momentos, vai depender do que quiser destacar, se um móvel ou uma parede, por exemplo.

Imagem daqui

Agora, não é tão simples assim, ok? Se for de tinta e não tiver muita experiência, evite escolher pelos catálogos e simuladores on line, pois há um contraste muito grande – na maioria das nuances – com os catálogos das lojas. Então, quando gostar de uma cor procure sempre escolher um tom abaixo (mais claro) do desejado para uso em áreas internas e um tom acima (mais escuro) para ambientes externos.

Se você for mais ousada, poderá apostar numa proposta bem interessante de misturar tons quentes com tons frios, como amarelo e roxo, vermelho e azul-claro, por exemplo. Pra quem quiser saber mais sobre isso: Círculo de Cores.

Imagem daqui

Muita cor e muito amor! ;)


Grande abraço,